top of page

Teste ergométrico


O teste ergométrico, conhecido popularmente como teste de esforço, é o registro da atividade elétrica do coração em repouso, durante esforço gradativo até à exaustão, e na fase de recuperação, momento que a esteira desacelera para que o organismo se recupere do esforço físico realizado. Além disso, a pressão arterial e os sintomas do paciente também são avaliados durante o exame, que geralmente é realizado em esteira ergométrica. Existem várias formas de acelerar e inclinar a esteira (protocolos), por isso, o exame poderá ser realizado em qualquer pessoa que seja capaz de caminhar em esteira, desde de um atleta até idoso com mais de 80 anos.


Quais são as informações obtidas durante o exame?

  • Os sintomas, que pode ser normais ou anormais, referidos durante o exame; aptidão física do paciente (pode variar de muito fraca até excelente); estimativa da frequência cardíaca para a prática de exercícios físicos.

  • Batimentos cardíacos anormais (arritmias) desencadeados pelo esforço físico ou na fase de recuperação.

  • Manifestações de isquemia miocárdica, ou seja, se há prejuízo da irrigação sanguínea do músculo cardíaco durante o esforço físico, geralmente causado por obstruções das artérias do coração.

  • Comportamento normal ou anormal da pressão arterial durante o esforço, permitindo avaliar o risco de hipertensão arterial no futuro ou presença de disfunção cardíaca.

  • A redução do batimento cardíaco no primeiro minuto da recuperação, a qual reflete a ativação vagal. Quando está está reduzida associa-se a maior risco de morte.

O teste ergométrico além de ter valor diagnóstico (permite inferir a presença de uma doença), tem valor prognóstico (avalia o risco de complicações cardiovasculares e morte no futuro).


Eletrocardiograma (ECG)


O Eletrocardiograma é um exame de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. A partir disso, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

  • O que pode ser detectado no ECG?

Alguns problemas cardíacos que o eletrocardiograma pode diagnosticar: irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, infarto em situações emergenciais, entre outros.

Além disso, o exame também serve para monitorar dispositivos implantados no coração, como marca-passos, e avaliar seu funcionamento no coração.

bottom of page