top of page

Palpitação (batedeira no peito)


A palpitação é a percepção anormal dos batimentos cardíacos. Em algumas situações, como após exercícios físicos ou atividade sexual, é normal que haja uma percepção dos batimentos cardíacos.

As palpitações ainda podem ser fruto de alguma arritmia cardíaca ou apenas traduzir uma percepção aumentada do batimento cardíaco, como ocorre em quadros de ansiedade. Desta forma, a palpitação poderá traduzir uma doença cardíaca ou uma situação não cardíaca, mas que influencia na percepção do batimento cardíaco.

  • Investigação da palpitação

A base para o diagnóstico correto da palpitação e sua causa é o exame clínico (principalmente a história clínica). Vários exames complementares podem ser solicitados para a investigação, como exames de sangue (exemplo: dosagem de potássio, hemograma , função da tireoide e enzimas cardíacas), eletrocardiograma, Holter (palpitações diárias), monitor de eventos (palpitações semanais ou eventuais), ecocardiograma (avalia a presença de doença cardíaca estrutural), teste de esforço (palpitações aos esforços ou para o diagnóstico de doença arterial coronariana), estudo eletrofisiológico (é capaz de reproduzir certas arritmias cardíacas, identificar o seu foco de origem e tratá-las, através de uma ablação por radiofrequência), ressonância cardíaca (útil para o diagnóstico de uma doença chamada de displasia arritmogênica do ventrículo direito), etc.


bottom of page