Entendendo a Importância da Cardiologia para a Saúde da População

A cardiologia é uma especialidade médica que lida com doenças e condições que afetam o coração e o sistema circulatório. Essas enfermidades possuem alta prevalência na população, abrangendo condições como hipertensão arterial, arritmias, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, além de avaliar sintomas comuns como dor no peito, falta de ar ao fazer esforço, cansaço excessivo, batimentos cardíacos acelerados, palpitações e desmaios.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardíacas representam a principal causa de morte em todo o mundo. É um dado alarmante que realça a importância de procurar uma avaliação cardiológica regular para a prevenção de doenças cardiovasculares e o tratamento adequado das já existentes, a fim de evitar desfechos graves.

Existem diversos fatores de risco cardiovasculares que aumentam a probabilidade de um indivíduo sofrer um infarto do miocárdio ou um AVC (acidente vascular cerebral) ao longo dos anos. Entre eles estão a hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, colesterol elevado e uma dieta inadequada. Na presença desses fatores, torna-se ainda mais crucial uma avaliação detalhada com um cardiologista para prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Porém, a cardiologia vai além do diagnóstico e tratamento de doenças. Como cardiologista, dedico uma parte significativa do meu trabalho à prevenção. Por meio de consultas de check-up e avaliações para o início de atividade física, busco fomentar a prática regular de exercícios físicos, um importante aliado para a saúde geral e cardíaca, que deve ser feito com segurança e sob orientação médica, a depender de cada paciente. As consultas de check-up são fundamentais para possibilitar o diagnóstico precoce e a prevenção de patologias cardíacas.

Além disso, quando se faz necessário a realização de uma cirurgia, atuo na avaliação do risco cirúrgico. É imprescindível que se faça uma avaliação pré-operatória para o controle de doenças já existentes e para reduzir o risco de complicações cardiológicas no período pré operatório. O exame clínico detalhado e alguns exames complementares, que variam conforme o quadro clínico e a natureza da cirurgia, são importantes para garantir que o procedimento seja o mais seguro possível.

Lembre-se: cuidar do seu coração é cuidar da sua vida. E você sempre pode contar com a cardiologia para isso.