Ecocardiograma

A ecocardiograma color bidimensional com doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

• Como é feito?

Com o paciente deitado, as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições. O procedimento tem duração de aproximadamente 20 a 30 minutos (salvo exceções).

• Indicação

Está indicado para a avaliação de:

• Função ventricular esquerda, de dispneia e edema, e das cardiomiopatias (doenças do músculo cardíaco).

• Valvopatias (doenças das válvulas) e de próteses valvares.

• Sopro cardíaco.

• Dor torácica com suspeita de etiologia cardíaca, com diferenciação entre síndrome isquêmica aguda, pericardite, dissecção de aorta, estenose valvar aórtica, prolapso de valva mitral, cardiomiopatia hipertrófica e outras patologias extracardíacas, como tromboembolismo pulmonar, doenças do esôfago ou osteoneuropatias.

• Efeitos da hipertensão arterial sistêmica.

• Eventos cardioembólicos, centrais ou periféricos.

• Hipertensão no tromboembolismo pulmonar e em doenças pulmonares.

• Substrato anatômico para arritmias e síncope.

• Massas e tumores intracardíacos.

• Doenças do pericárdio.

• Doenças da aorta torácica, da artéria pulmonar e das veias cavas e pulmonares.

• Cardiopatias congênitas.

• Pacientes criticamente enfermos ou politraumatizados.

• Rotina cardiológica em pacientes assintomáticos, porém sob situações especiais, como gravidez ou atividade atlética de alta performance.

• Doenças sistêmicas ou de terapêuticas com envolvimento cardíaco.

• Seguimento evolutivo dessas doenças ou avaliação do efeito de medidas terapêuticas.

• Monitorização cardíaca durante procedimentos invasivos (por exemplo: biópsia miocárdica).

• Limitações do exame

Em pacientes que apresentem:

• Limitação de janela acústica por interposição de ar ou tecidos (enfisema subcutâneo, doença pulmonar obstrutiva periférica (DPOC), obesidade, prótese mamária, entre outras).

• Limitação de acesso ao tórax (curativos, feridas cirúrgicas, drenos, entre outros).

• A presença de líquidos (por exemplo: derrame pleural ou pericárdico) não costuma prejudicar a imagem devido ao meio líquido ser facilitador da transmissão do ultrassom.

• Preparo

Não é necessária nenhuma preparação antes do exame em adultos. Em crianças, jejum oral de 4 a 6 horas, caso seja necessária sedação para evitar agitação e permitir visualização mais adequada das estruturas cardíacas.