A importância da Cardiologia

A cardiologia trata de doenças com alta prevalência na população: hipertensão arterial, arritmias, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e avalia sintomas como dor no peito, falta de ar ao fazer algum esforço, cansaço excessivo, batimentos cardíacos acelerados, palpitações, desmaios, entre outras.

​

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, por essa razão é importante procurar avaliação cardiológica para prevenção de doenças cardiovasculares e tratamento adequado das doenças existentes para evitar desfechos graves.

​

Existem fatores de risco cardiovasculares que implicam em maior chance de infarto do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral) ao longo dos anos como: hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, colesterol elevado, dieta inadequada. Na presença desses fatores é importante que seja feita avaliação detalhada com cardiologista para prevenção de doenças cardíacas.

Além do diagnóstico e tratamento de doenças atuo também na prevenção com consultas de check-up e avaliação para início de atividade física. A prática regular de exercícios físicos é uma importante aliada para o cuidado da saúde, mas deve ser feita com segurança a depender de cada paciente. As consultas de check-up são muito importantes para que seja feito o diagnóstico precoce e prevenção das patologias cardíacas.

​

Se for necessário realizar alguma cirurgia faço avaliação de risco cirúrgico, é importante passar por avaliação pré-operatória para controle de doenças já existentes e para reduzir o risco de complicações cardiológicas no período perioperatório. Exame clínico detalhado e alguns exames complementares a depender do quadro clínico e da cirurgia são importantes para que o procedimento seja mais seguro.